3 principais curiosidades sobre a NFe

NFe - quinta-feira, 5 de julho de 2018

Você esta em:

A nota fiscal eletrônica passou a ser obrigatória desde abril de 2007 para alguns setores específicos, e somente a partir de 2010 é que os demais contribuintes do ICMS passaram a emitir documentos fiscais eletrônicos em todo o Brasil.

O objetivo da NF-e é unificar o modelo de emissão de documentos ficais eletrônicos nacionais, em prestações de serviços e operações de circulação de mercadorias, para substituir os modelos antigos em papel como 1 e 1A. Lembrando que ela não substitui documentos como NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor).

De acordo com a definição oficial, uma Nota Fiscal eletrônica (NFe) é “um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente em formato XML, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes”.

O XML é uma extensão de arquivo. Nesses arquivos, todas as informações pertinentes à NF-e são armazenadas. Ou seja, é basicamente a nota fiscal eletrônica em si. A Receita Federal tem acesso a todo seu conteúdo, podendo detectar irregularidades, melhorando sua fiscalização.

O recomendado é o armazenamento das notas em local seguro por pelo menos 5 anos após a data de sua emissão. 

Galeria de Imagens